PÁGINA EM CONSTRUÇÃO
Índice Parcial:
25-10-2012 - 865.º Aniversário da Tomada de Lisboa (1147)
25-10-2011 - 864.º Aniversário da Tomada de Lisboa (1147)
25-10-2010 - 863.º Aniversário da Tomada de Lisboa (1147)
25-10-2009 - 862.º Aniversário da Tomada de Lisboa (1147)
25-10-2008 - 861.ª Aniversário da Tomada de Lisboa (1147)
Nota: Para ampliar, clique sobre a imagem com a tecla esquerda do «mouse». Para voltar à página principal e prosseguir a navegação, clique sobre a seta <- no canto superior esquerdo da janela.
25-10-2012 - 865.º Aniversário da Tomada de Lisboa (1147)
Nesta foto, o nosso distinto convidado, conversa com o Com.te João Carlos Sherman Macedo d'Alvarenga (capitão-de-mar-e-guerra), de costas, associado do GUIÃO, enquanto se aguardava a chegada dos restantes participantes, que se haviam deslocado à Basílica dos Mártires.
Um interessante plano, do Dr. Eugénio José d'Ascensão Ribeiro Rosa.
Outra imagem, embora que ligeiramente desfocada, do Dr. Pedro Saraiva.
Um excelente grande plano, lateral, do nosso presidente da Direcção, António Bernardino e Silva Gonçalves.
E um grande plano, de António Luís Marques Francisco.
O Dr. Eugénio Manuel dos Santos Ramos, na mesa do centro.
Outro aspecto da mesa do centro (honra), estando de costas António Bernardino e Silva Gonçalves e João António Pacheco Pereira Coutinho.
Mesa da Frente/Centro
Jorge Manuel Garcia Araújo de Carvalho (à esq.) e Mário Augusto Gomes Arteiro, oferecendo ao fotógrafo (o Dr. Artur Luís Antunes, que infelizmente não aparece em nenhuma foto) o seu melhor sorriso. São todos sócios do GUIÃO.
Jorge Manuel Garcia Araújo de Carvalho, neste grande plano.
Mário Augusto Gomes Arteiro (à esq.) e o Dr. Raul Edmundo Basto de Almeida, ambos sócios do GUIÃO.
Mário Augusto Gomes Arteiro, fazendo um "reconhecimento" pela sala.
Mesa da Frente/Esquerda
(aguarda legenda)
Mesa da Frente/Direita
A Dr.ª Maria Irene de Almeida Soares Domingues e o Eng.º José Fernando da Costa Gonçalves, ambos associados do GUIÃO.
(aguarda legenda)
O Eng.º José Fernando da Costa Gonçalves, neste grande plano.
Mesa Centro/Direita
À direita, o tenente-coronel Carlos Alberto Guerreiro Vicente, a Senhora de Guerreiro Vicente e a Senhora de Silva Gonçalves, e à esquerda, o Eng.º Luís Vitor Ribeiro Rosa.
António Luís Marques Francisco, conversando um pouco com os convivas desta mesa.
Mesa de Trás/Centro
O nosso associado Eugénio Santos Roque, com o seu grupo de jovens actores que participaram depois numa muito interessante demonstração de «esgrima artística».
Outro aspecto do grupo de jovens actores e o seu 'mestre'.
Mesa de Trás/Direita
Com.te Eugénio Duarte Ramos e o Srs...
Com.te Eugénio Duarte Ramos, o Coronel ... e os Srs...
Mesa de Trás/Esquerda
(aguarda legenda)
Esta fotografia da mesa centro/esquerda permite constatar a presença de um/uma segundo/a conviva na mesa de trás/esquerda (ficamos a aguardar pelo resto da legenda)
Apresentações e Cumprimentos
(aguarda legenda)
(aguarda legenda)
O nosso associado mais recente, Vitor Manuel Simões Pontes, que, embora não tendo participado no convívio de restauração, não quis deixar de cumprimentando o Dr. Eugénio José d'Ascensão Ribeiro Rosa.
Recordando-lhe algo que o deixou a pensar. O que seria?
Eugénio Santos Roque, nosso associado e mestre de armas, inicia a sessão, proporcionando-nos a visualização de imagens projectadas na parede, primeiro, de um grupo de cantares e danças antigas, e depois, sobre um evento internacional de «esgrima artística», realizado no Estoril, no princípio do Verão último.
Podemos ver, aqui, ao fundo, Eugénio Santos Roque, a prosseguir as suas explicações. sobre o uso ao longo da história, a pé e a cavalo, dos diferentes tipos de arma branca, especialmente da espada europeia (direita) e da cimitarra árabe (recurvada). Num plano próximo e à esquerda, podemos ver alguns dos jovens actores que iriam a seguir participar na demonstração.
Aqui, nesta imagem, uma repetição idêntica, mas entre um jovem e uma jovem.
Eugénio Santos Roque, mestre de armas, explica a um auditório atento e interessado, os fundamentos técnicos da «esgrima artística». O corpo do participante está dividido em nove áreas, excluindo a cabeça. E é em função delas que se definem os movimentos de corpo e de armas, no ataque e na correspondente defesa.
Todos estes aspectos técnico são depois combinados em diferentes "coreografias", planificadas, com desenhos e anotações, em papel, que, depois de ensaiadas exaustivamente, pretendem assegurar ao «duelo» beleza visual e a segurança dos participantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.